1.º CICLO

A terra treme

No dia 13 de outubro comemorou-se mais um Dia Internacional para a Redução da Catástrofes. Para sinalizar a data, a nossa escola também participou no exercício que se realizou às 10:13m.
E assim, durante um minuto, a campainha da escola tocou simulando um sismo e todos os alunos puderam por em prática o que se deve fazer na sala de aula, face a essa situação.





                                                                           




                                     

Semana da Alimentação

Durante a semana da alimentação( de 16 a 20 de outubro), a EB1/JI de Fortios elaborou cartazes alusivos ao tema e decorou o refeitório.
As crianças ouviram a história " A Horta do Lobo" e para terminar a semana, prepararam uma saborosa e nutritiva sopa.
Agradecemos aos pais/encarregados de educação que nos forneceram os legumes para a confeção da mesma.































Erradicação da pobreza

A EB1/JI de Fortios, este ano, participou no projeto "Erradicação da Pobreza" e pintou uma fita para enfeitar o Jardim do Tarro onde se realizou, no dia 24 de outubro, a comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.







Feira de S. Martinho

No dia 9 de novembro realizou-se uma pequena feira de S. Martinho na EB1/JI de Fortios. Os alunos, com a ajuda dos encarregados de educação, foram trazendo frutos secos, legumes, fruta, compotas, doces, biscoitos e bolos, mel, artesanato e até trouxeram uma galinha viva. 






















O Jardim de Infância também confecionou um deliciosa marmelada. 





Depois de tudo organizado e preços marcados, iniciou-se a abertura de feira. 
Agradecemos a colaboração dos encarregados de educação que colaboraram com grande entusiasmo para o sucesso desta atividade.




Magusto

Na passada sexta-feira, dia 10 de novembro, dia de S. Martinho, realizou-se o tradicional Magusto na nossa escola, com a colaboração da junta de freguesia que disponibilizou um assador e um funcionário para ajudar a assar as castanhas.
Nesse dia, também recebemos com muita alegria as crianças do jardim de Infância " Os Traquinas" que vieram ter connosco para festejar este dia com boa disposição. 





















Dia Nacional do Pijama

No dia 20 de novembro, a nossa escola festejou o dia nacional do Pijama. Fomos todos de pijama para a escola e alguns colegas até trouxeram peluches e almofadas.
Também não faltaram as "casinhas do pijama" com os donativos para ajudar as crianças que não têm família.
Realizaram-se jogos, um desfile de pijamas e fez-se uma linda árvore dos sonhos.

3º ano




































Ida ao teatro

No dia 12 de dezembro fomos assistir à peça " A Branca de Neve" no CAE de Portalegre, juntamente com os nossos colegas da EB1/JI da Praceta.
Foi muito divertido e inesquecível!










Natal


No dia 15 de dezembro, de manhã, distribuímos postais de Natal pelas ruas da localidade e à tarde fizemos a nossa festinha!

Até tivemos a visita do Pai Natal!
































Reis

No dia de Reis, a EB1/JI de Fortios foi cantar uma canção de Reis ao Lar S. Domingos, desejando a todos os presentes um Bom Ano. 










Visita da escritora Isabel Zambujal


No dia 18 de janeiro, a EB1/JI de Fortios recebeu a visita da escritora Isabel Zambujal. A escritora falou de como tinha escrito algumas histórias e de onde vinha a sua inspiração. Foram expostos alguns trabalhos, de acordo com a obra que cada turma tinha trabalhado e no final ainda houve tempo para autógrafos.
Foi uma tarde bem animada e cheia de surpresas!



























Carnaval


Na passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a EB1/JI de Fortios realizou, mais uma vez, o tradicional desfile de Carnaval pelas ruas da localidade. Infelizmente e devido às más condições climatéricas o Jardim de Infância "Os Traquinas" e alguns idosos do lar da localidade não puderam acompanhar-nos. Mas valeu a presença de alguns pais, também eles mascarados, para ajudar a animar a festa!
O desfile acabou na escola com um belo lanche partilhado onde não faltou o arroz doce!
































Pequeno escritor

O Rafael Frade, aluno do 4º ano da EB1 de Fortios, escreveu um texto muito engraçado sobre os seus animais de estimação. Decidimos partilhá-lo e proporcionar um momento de leitura divertida.

O meu animal de estimação
Eu sou um menino com muitos animais de estimação, vou descrevê-los a todos:
1º A Pompom foi a minha primeira cadela. Era muito peluda, tão peluda que fazia infecções num dos olhos por causa dos pelos. Um dia foi operada para tirar o olho.
2º O Rote era um cão preto e grande que gostava da nossa companhia.
3º A Peúgas Brancas era uma gatinha preta com as quatro patas brancas, ela saltava para os puxadores e abria as portas para ir buscar comida.
4º O Mini Balzer era uma tartaruga muito pequenina que só viveu dois dias. No primeiro dia ela mal tinha entrado no aquário a minha outra tartaruga deu-lhe uma dentada na pata.
5º A Riscas, uma gata que nos foi dada pelos nossos vizinhos dentro de uma caixa. Durante uns tempos ela tentava abrir as portas, mas era demasiado pequena. Teve cinco bebés dia oito de maio de 2016.
6º O Panterinha é um filho da Riscas o menos quieto de todos, andava por aí sem conhecer a casa.
7º O Triângulo, o gatinho escolhido para mim, foi-lhe dado esse nome, porque ele tinha um pequeno triângulo na cabeça e um enorme nas costas.
8º O Branquinho também filho da Riscas era todo branco com os olhos azuis, ele era muito calmo, nem sequer miava para comer, ou para tudo o resto.
9º O Zezinho, um gato muito querido e amável, quando só ele e o Pantera estavam em casa o Zezinho perdeu-se e foi encontrado pelos meus vizinhos, mas como ele não tinha coleira eles adotaram-no.
10º A Marianinha era uma gata muito, muito desassossegada, quando a demos aos vizinhos repararam que era um gato.
11º A Mimi, uma cadela que nós adotamos, no Continente, teve três filhos destruidores que destruíam tudo e mais alguma coisa.
12º O Castanhinho que era um cão muito brincalhão, adorava atirar-se para cima de nós.
13º O Alexo, o cão dado a mim e a outra pessoa que o quis ter.
14º A Mariana, a cadela mais atarefada e indecisa que eu já tive, felizmente foi dada à minha tia Teresa e agora ela está sempre a arranjar discussões com a Mimi que é uma das cadelas da minha tia.
15º O Yochi a primeira tartaruga que eu tive muito gulosa, que já ficou presa seis vezes só para ir buscar comida.
16º O Luidji uma tartaruga com seis bicos na carapaça e muito inteligente, que ajuda as outras em qualquer situação.
17º O Sequartal, a tartaruga mais pequena do aquário e as outras não lhe dão importância nenhuma.
18º O sapo veio para a nossa casa e fica sempre na garagem, onde ele caça e mora.

Rafael Frade



Visita de estudo a Campo Maior


No passado dia 19 de abril, a EB1/JI de Fortios fez uma Visita de Estudo ao Centro de Ciência do Café em Campo Maior. Visitámos ainda uma quinta pedagógica onde as crianças puderam ter um contacto direto com os animais aí existentes e aprenderam a importância do trabalho das abelhas.
No Centro do Café, observámos a planta do café e ouvimos a história da sua descoberta. Viajámos no tempo, navegámos por mares e fingimos ser grãos de café! Muitas aventuras para um dia só!
Esperemos cá voltar!



































Dia da Mãe
No dia 4 de maio, os alunos da EB1/JI de Fortios desafiaram as suas mães a virem à escola para realizar uma aula de dança ( zumba). 
Depois da aula, recuperámos as energias perdidas com um belo lanche partilhado.
Agradecemos à professora Carla Vieira que nos proporcionou esta manhã muito divertida e cheia de ritmo!






O teatro veio à escola
No dia 9 de maio, recebemos na nossa escola a Companhia de teatro Miniatro, de Coimbra. Apresentaram a peça « Serafim& Malacueco» de uma forma bem original e divertida!
Gostámos imenso!
Agradecemos a Associação de Pais que nos ajudou a proporcionar este maravilhoso espetáculo para as crianças!








Dia dos avós/ família
Dia 17 de maio, para celebrar o dia da Família, recebemos na escola alguns familiares das nossas crianças. 
Após uma breve receção nas salas de aulas, fomos todos recordar alguns jogos tradicionais no pátio do recreio.
Acabámos a tarde com um belo lanche partilhado.
Foi uma tarde cheia de partilhas de experiências.



























Visita de Estudo ao Jardim Zoológico

No dia 30 de maio, os alunos do 3ºano e as crianças do JI de Fortios realizaram uma Visita de Estudo ao Jardim Zoológico.
 Para além do convívio e da boa disposição, aprendemos um pouco mais sobre os animais e o seu meio.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário